CRC 05804 - AUD, CMN, PREVIC, SUSEP, Perito, ProGP, ProRT, = 8 pontos
Objetivo
Apresentar, discutir e aplicar os procedimentos, normas e técnicas contábeis, fisco-tributários e de gestão e controle patrimonial aplicáveis ao ativo imobilizado.
A Quem Se Destina
Contadores, Administradores, Economistas, Auditores, Engenheiros com atuação na área econômico-financeira, Controllers, Peritos, Sócios, Gerentes, Coordenadores, Supervisores, Analistas e demais profissionais que atuem nas áreas contábil, controladoria, financeira, custos, orçamentos, gerencial, planejamento, fiscal e tributária, de gestão e controle patrimonial, auditoria interna e externa.
Programa

MÓDULO 1.  PRÁTICAS CONTÁBEIS

1.1. Normas Contábeis

1.1.1.        Descrição de Pequenas, Médias e Grandes Empresas

1.2. Definições

1.3. Critérios de Reconhecimento e Mensuração

1.3.1.        Mensuração no Reconhecimento Inicial

1.3.2.        Custos Subsequentes

1.3.3.        Mensuração Após o Reconhecimento Inicial

1.4. Depreciação e Vida Útil

1.4.1.        Valor Depreciável e Período de Depreciação

1.4.2.        Método de Depreciação

1.5. Custo Atribuído do Ativo Imobilizado (Deemed Cost)

1.5.1.        Contabilização

1.5.2.        Avaliação do Valor Justo

1.5.3.        Laudo de Avaliação

1.5.4.        Divulgação de Informações

1.6. Capitalização de Custos de Empréstimos

1.6.1.        Definições

1.6.2.        Contabilização

1.7. Perda na Recuperação de Valores do Ativo Imobilizado (Impairment)

1.7.1.        Fundamentos Conceituais do Impairment

1.7.2.        Teste para Aplicação do Impairment

1.7.3.        Mensuração do Valor Recuperável

1.7.4.        Depreciação e Amortização

1.7.5.        Reversão da Perda por Desvalorização - Impairment

1.7.6.        Divulgação de Informações

1.7.7.        Estudo de Caso – Aplicação do Teste de Impairment

1.8. Bens Arrendados (Contratos de Leasing)

1.8.1.        Definições

1.8.2.        Arrendamento Mercantil Financeiro

1.8.3.        Demonstrações Contábeis do Arrendatário

1.9. Ativos Não Circulantes Mantidos para Venda

1.9.1.        Definições

1.9.2.        Critérios de Classificação de Ativos Não Circulantes Mantidos para Venda

1.9.3.        Ativos Não Circulantes Baixados (Abandonados)

1.9.4.        Mensuração

1.9.5.        Impairment, Depreciação e Amortização

1.9.6.        Apresentação no Balanço Patrimonial

1.9.7.        Apresentação na Demonstração do Resultado

1.9.8.        Divulgação de Informações

1.10.         Ativos Biológicos

1.10.1.    Fundamentos Conceituais

1.10.2.    Reconhecimento

1.10.3.    Mensuração

1.10.4.    Subvenção Governamental

1.10.5.    Apresentação no Balanço Patrimonial

1.10.6.    Divulgação de Informações

1.11.         Baixa de Ativo Imobilizado

1.12.         Modelo de Plano de Contas Contábeis Sintético do Ativo Imobilizado

1.13.         Divulgação de Informações em Notas Explicativas

1.13.1.    Modelo de Nota Explicativa às Demonstrações Contábeis do Ativo Imobilizado

MÓDULO 2.  PRÁTICAS FISCO-TRIBUTÁRIOS

2.1.  Depreciação

2.1.1.  Bens Adquiridos Usados

2.1.2.  Depreciação Acelerada

2.1.3.  Métodos de Depreciação

2.1.4.  Diferenças no Cálculo da Depreciação:  Legislações Contábil e Tributária

2.2.  Créditos de Tributos do Ativo Imobilizado

2.2.1.  Créditos de ICMS

2.2.2.  Créditos de PIS e COFINS Incidência Não Cumulativa

2.3.  Lei nº 12.973/2014

MÓDULO 3.  PRÁTICAS DE GESTÃO E CONTROLE

3.1.  Principais Objetivos do Processo de Gestão e Controle Patrimonial

3.2.  Sistema de Informações (Tecnologia da Informação)

3.3.  Responsabilidade dos Gestores das Unidades Administrativas

3.4.  Registro e Controle Individualizado dos Bens

3.4.1.  Recebimento dos Bens Adquiridos

3.4.2.  Classificação da Documentação

3.4.3.  Escrituração Fiscal e Contábil

3.4.4.  Cadastramento e Chapeamento

3.4.5.  Processo de Transferência dos Bens Imobilizados

3.4.6.  Arquivamento da Documentação

3.4.7.  Bens Adquiridos com Garantia

3.5.  Processo de Manutenção dos Bens

3.6.  Bens sem Utilidade

3.6.  Processo de Baixa dos Bens Imobilizados

3.6.1.  Baixa por Venda

3.6.2.  Baixa por Doação

3.7.  Inventário Físico dos Bens

3.8.  Modelo de Ficha Analítica de Gestão e Controle de Bens Imobilizados

ESTRATÉGIA DE ENSINO:

Exposição e discussão dos conceitos, teorias, procedimentos e técnicas de cada um dos assuntos previstos no programa, ampliada com a apresentação de modelos de práticas contábeis, fisco-tributários e de gestão e controle patrimonial, bem como de estudos de casos, com material didático de apoio.

Facilitador

Joubert Jerônimo Leite

Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado (UNIFECAP), de São Paulo; Pós-graduado em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas); Doutorado em Ciências Contábeis pela American World University (AWU), Iowa City, Iowa, United States of America (sem a defesa da tese, não concluído); Instrutor e Consultor da “EP Treinamentos”, de Porto Alegre, uma das maiores empresas de eventos corporativos da região sul do Brasil;Especialista (Extensão) em Mercosul: Normas, Instituições, Evolução e Estratégias Empresariais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), de Campinas; Sócio da “BR Auditoria e Consultoria SS Ltda (BR AUDIT & CONSULTING)”, Especialista em auditoria, consultoria e perícia com trabalhos focados em Auditoria, Contabilidade Societária (IFRS, US GAAP e BR GAAP) Finanças e Controladoria, com mais de 18 anos de experiência.

Informações
Data:
14 e 15/09/2021
Cidade:
Você poderá acessar o treinamento onde estiver através da internet
Local:
Plataforma EAD - WEB Ao vivo - o treinamento será ao vivo em um ambiente virtual de fácil acesso
Carga Horária:
8h/aula - 8h30 às 12h30
Investimento:
R$ 527,00
Incluso:
A apostila em PDF será encaminhada até 24 horas antes do treinamento e o login e senhas serão enviados por e-mail até dois dias antes da realização
Observação:

Para validação dos pontos para Educação Continuada do CRC será aplicado uma prova/ teste de conhecimento aos participantes onde este deverá obter 75% de acertos no mínimo.

A avaliação será encaminha por e-mail e o prazo para envio da avaliação pelo participante será de 20 dias a partir da data final do treinamento.

Inscrições
Telefone:
(51) 3307.1544 - Com Edith, Fernanda e Inez.
E-mail:
eptreinamentos@eptreinamentos.com.br

EP Treinamento e Eventos Empresariais

eptreinamentos@eptreinamentos.com.br - (51) 3307.1544 | (51) 9 9388.3033