ONLINE E AO VIVO - GESTÃO DE COMPRAS E NEGOCIAÇÃO – NEGOCIANDO COM FORNECEDORES TRANSFORMANDO CONFRONTO EM COOPERAÇÃO
GESTÃO DE COMPRAS
INTRODUÇÃO
A Importância do Sub Sistema “Suprimentos” na Estratégia da Empresa
Perfil do Comprador 4.0 (Soft Skills e Hard Skills)
PROCESSO DE COMPRAS
Requisição de compras (identificando a demanda)
RFP (Request for Proposal) “Solicitação Técnico/
RFQ (Request For Quotation), Elaboração e Equalização”
RFI(Request for Information) utilizado na identificação de soluções
Pedido de Compras (Efeitos administrativos e legais)
GESTÃO DE COMPRAS
TCO (Custo total de obtenção)
Cost Avoidance ou custo evitado
Lote Econômico de Compra
Fluxo de Caixa x Capital de Giro e Condição de Pagamento Médio
O preço negociado e o efeito sobre a Margem de Lucro
Exercícios.
GESTÃO DE FORNECEDORES
IQF’s. Indicadores de Avaliação e Desempenho
Matriz KRALJIC: conceito, aplicação e como montar uma matriz
Critérios de Classificação e ações a serem tomadas
Matriz de Riscos SRA – (Supplier Risk Assessment)
SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
E-Procurement, (Leilões de Compras e Reverso)
NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES “transformando confronto em cooperação”.
1)NEGOCIAÇÃO: FASES – TIPOS E CARACTERÍSTICAS
Conceito de Negociação
As três fases da Negociação (Planejamento – Execução – Controle)
Competitiva (Ganha-Perde)– Cooperativa (Ganha-Ganha)
Acertos e erros em negociação de compras;
ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS
Táticas aplicadas à informação;
Táticas relacionadas ao tempo;
Táticas ligadas a poder;
Prática: Revisão das táticas e ferramentas
MATRIZ ESTRATÉGICA DO PODER E DA INFLUÊNCIA
Poder e influência do comprador x fornecedor;
Posicionamento estratégico nas negociações;
POSTURA DO COMPRADOR DURANTE A NEGOCIAÇÕES
Áreas internas e conflitos;
Persuasão e influência na negociação (layout da sala);
Postura corporal com o fornecedor.
TIPOS, PERFIS E ESTILOS DE NEGOCIADOR EM COMPRAS
As características de cada perfil e tipos;
Habilidades essências dos negociadores
Teste de perfil negocial: como aprimorar-se.
KPI’S. INDICADORES DE DESEMPENHO DO SETOR DE COMPRAS
Jone Agostinho Cutti
Formado em Administração de Empresas pela UniFai, Pós–Graduado em Administração da Produção e Pós-Graduado em Logística Empresarial pela FEI, Mestre em Administração de Empresas - “Inovações e estratégias” pela UNICID. Consultor e Professor titular das disciplinas: Planejamento da Produção (PPCP), Logística Empresarial e Integrada, Supply Chain, Transporte e Qualidade na Universidade São Judas Tadeu(Curta Duração), FMU (Tecnológico) e FAAP(Pós-Graduação) Atuou mais de 20 anos em diversos segmentos em empresas de grande, médios e pequenos portes nas áreas de produção e logística Integrada/Supply Chain. Ministra treinamentos pela EP Treinamentos em todo Rio Grande do Sul e Santa Catarina.